quarta-feira, 31 de março de 2010

Hacker quer manter suporte a sistema Linux no Playstation 3

George Hotz, hacker popularmente conhecido como Geohot, disse que pretende devolver suporte ao sistema operacional Linux para o console de jogos eletrônicos Playstation 3 (PS3), da Sony.

Quanto mais atualizadosA Sony recentemente anunciou que, a partir da próxima atualização do firmware (do console PS3), será retirada a compatibilidade entre o console e o Linux. Geohot não gostou da ideia e promete "trabalhar na criação de um meio seguro de atualizar o console sem a perda deste recurso", escreveu em seu blog particular.

Geohot ficou famoso por quebrar o código do aparelho de telefone celular iPhone, da Apple, além de, no início de 2010, ter declarado à agência de notícias BBC que teria hackeado o PS3. "Nada é impossível de se hackear", disse Geohot à época.

Ele criou uma técnica de desbloqueio do PS3 que permite acesso ao hardware, favorecendo o desenvolvimento independente (homebrew) de aplicativos e programas, mas também facilitando a pirataria de jogos eletrônicos.

A técnica usa o Linux para dar acesso total ao PS3 e, segundo reportagem do Geek, essse é o real motivo para a remoção da compatibilidade entre PS3 e Linux. A Sony, entretanto, limita-se a dizer que o motivo é uma falha de segurança.

Geohot ainda passa o recado: "nunca quis lidar com firmware customizado, mas se é assim que vocês querem jogar", e pede aos proprietários do PS3 que, "quando a versão 3.21 (do firware da Sony) sair: não atualizem".

Ele diz que "um firmware customizado não vai possibilitar a pirataria" e que somente quer "uma versão do 3.21 com o suporte a Linux mantido", enfatizando que não dará às pessoas o acesso a algo que elas não pagaram, mas manterá aquilo que elas já tem.

"Imagine se houvesse uma falha de segurança no navegador Safari do iPhone, mas em vez de corrigí-la a Apple simplesmente resolvesse desabilitar a navegação na internet. Temos de mostrar que essa é uma decisão errada, tanto para o futuro do produto quanto para o futuro da companhia", disse Geohot.

O console PS3 tem o estranho diferencial de "perder recursos com o passar do tempo", afirma o site Geek. "Quando lançado, o console podia rodar todos os jogos do PS2, o sistema operacional Linux e tocar discos no formato SACD (Super Audio CD). Mas com o tempo e novos modelos do console, tudo isto foi eliminado", lembra.

2 comentários:

Postagens populares