quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pink: Novo Smartphone da Microsoft

Depois do anuncio de lançamento da versão 4.0 do sistema operacional iPhone OS da Apple, agora é a vez da Microsoft mostrar sua força no mercado de smartphones. E parece que a briga vai ser feia, com os rumores do projeto Pink que a Microsoft parece estar levando seriamente adiante. É esperado para o dia 12 de abril em São Francisco, Califórnia, a chegada de mais alguns dispositivos móveis do projeto Pink da Microsoft, que promete incluir tecnologia e talento após a aquisição da Danger, a desenvolvedora do T-Mobile Sidekick.


Microsoft Turtle.

Inclusive, a Microsoft já enviou os convites para os membros da mídia nesta semana, que vem escrito com a seguinte frase "It's time to share" (em tradução livre, "É tempo de compartilhar"), incluindo fotos com "adolescentes de olhares preocupados". Por sinal, é bem capaz que os dispositivos Pink usem e abusem das redes sociais, da forma amis integrada possível com os gadgets que serão produzidos e comercializados.

E, claro, pelo próprio convite oferecido, fazemos uma associação ao seu publico-alvo: os jovens, usuários assíduos (algumas vezes extremamente dependentes) de Internet, e-mail, e redes sociais, como Twitter e Facebook. Jovens estes que não acreditam na existência de semelhantes que consigam viver sem suas "conexões via Internet. E a demografia de jovens é alta em muitos países no mundo, garantindo uma farta fatia de mercado para a empresa, se a mesma souber conquistá-los.


Microsoft Pink.

Como de praxe, a Microsoft planeja lançar os dispositivos, inicialmente nos Estados Unidos, através de parceiros como a Verizon Wireless. Posteriormente, a empresa de Redmond pretende expandir seu mercado para outros países.

Já com o Windows Phone 7, a Microsoft está voltada para uma campanha bem mais direcionada para o consumidor que com o Windows Mobile. Porém, o Pink não foi construído sobre a mesma plataforma. Muito pelo contrário, pois com um software personalizado e serviços orientados, o Pink terá toda a chance que a Microsoft precisa para conseguir conquistar seu público-alvo (os jovens), e tentar dar a Apple mostras de um desafio neste setor (e quem sabe, um pouco de dor-de-cabeça...).

A Microsoft sabe reconhecer que está entrando de cabeça em um mercado dominado por produtos da Apple. Todos nas mãos de jovens usuários. "Vá a qualquer faculdade ou universidade e você verá toneladas de Macs e iPhones." é o que afirma Dave Sobel, CEO da Evolve Technologies.

Atualmente a Microsoft tem desperdiçado muito de seu potencial, e conseqüentemente, perdido muito terreno neste mercado de gadgets, por estar trabalhando muito "uni-dimensionalmente" na estratégia de seus produtos. O próprio Sobel vê no Pink um exemplo de nova direção pela Microsoft, na área de dispositivos móveis. Isso foi o mesmo que a Apple fez com o iPod Touch, um produto que agrada a um tipo completamente diferente de consumidor do iPhone. Aparentemente, o erro da Microsoft foi tentar fazer do Windows Mobile, um produto para "todo mundo". Ao criar um produto sem foco definido e atirando para todo lado, acabou não agradando ninguém.

Claro que o projeto Pink ainda é um segredo guardado a sete chaves, e tentar extrapolar os planos da Microsoft para esse projeto, e descobrir onde o Pink se encaixa nos planos de dispositivos móveis da companhia, tem sido um verdadeiro desafio. A Microsoft já gastou aproximadamente US$ 500 milhões com a Danger no processo de aquisição, e direcionou todo o seu recurso de desenvolvimento para a equipe PMX (Premium Mobile Experiences), parte do MCB (Communications Business), da divisão de entretenimento e dispositivos. Acredita-se que quem vai conduzir o Pink é o PMX, mas até agora o que se sabe é que o projeto já teve muitos atrasos e, principalmente, problemas. E muitos dos funcionários da Danger, ou foram demitidos, ou foram buscar "novos pastos mais verdes" em outros lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares