segunda-feira, 12 de julho de 2010

Você sabe quem fundou a Adidas?



Adidas é uma empresa alemã de equipamentos desportivos. A empresa tem o nome de seu fundador, Adi Dassler, que começou produzindo sapatos nos anos 1920 em Herzogenaurach próximo a Nuremberg. Muitos erradamente acreditam que Adidas é um acrônimo de All Day I Dream About Sports (Todo dia eu sonho com esportes). Na verdade Adidas é uma união entre os dois nomes do fundador da empresa, Adolf "Adi" Dassler. A Adidas foi fundada em 1920, e Rudolf Dassler, irmão de Adi, seu parceiro desde a década de 1920, fundou uma empresa rival, a Puma, em 1924.

O início

Adolf Dassler (conhecido como "Adi") começou a produzir seus próprios sapatos esportivos na cozinha da casa de sua mãe, em Herzogenaurach, Baviera, após seu regresso da Primeira Guerra Mundial. Em 1924, seu irmão, Rudolf Dassler (conhecido como "Rudi"), se juntou ao negócio, que se tornou a Gebrüder Dassler Schuhfabrik (em alemão, Fábrica de Sapatos Irmãos Dassler) e prosperou.

Durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, Adi Dassler se dirigiu da Baviera à Vila Olímpica, para convencer o velocista afro-americano Jesse Owens a usar seus sapatos. Owens foi o primeiro atleta afro-americano a ser patrocinado pelos irmãos Dassler. Quando o velocista foi premiado com quatro medalhas de ouro, o sucesso confirmou a reputação dos calçados Dassler entre os esportistas mais famosos do mundo, despertando o interesse de treinadores de várias equipes nacionais .

A separação

Após uma série de disputas pessoais, os irmãos se separaram oficialmente em 1947, acarretando também a separação da Gebrüder Dassler Schuhfabrik. Rudolf criou uma nova empresa, intitulada originalmente Ruda (iniciais de Rudolf Dassler), mais tarde rebatizada Puma.

Adolf, por sua vez, registrou sua empresa como adidas AG (em letras minúsculas), em 18 de Agosto de 1949. Acredita-se que o nome da empresa seja um acrônimo com as iniciais da frase All Day I Dream About Sports (em inglês, Todos os dias eu sonho com esportes), porém, na verdade, o nome da empresa é formado pela junção de Adi (apelido de Adolf) e Das (iniciais de Dassler).

Com a morte de Adolf Dassler, em 1978, a empresa foi assumida por Horst Dassler, filho de Adolf.



A era Tapie

Após um período difícil com a morte de Horst Dassler, filho de Adolf, em 1987, a empresa foi comprada em 1989 por Bernard Tapie, um empresário francês considerado especialista em resgatar empresas da falência, por 1,6 bilhão de francos franceses (mais de 243 milhões de euros).

Tapie decidiu mudar a produção para a Ásia. Ele também contratou a cantora Madonna para a promoção das linhas de produtos da empresa.

Em 1992, Tapie não pôde pagar os juros de seu empréstimo. Ele pediu ao banco Crédit Lyonnais para vender a Adidas, e o banco comprou para si mesmo, o que é normalmente proibido pelas leis francesas. Aparentemente, o banco estatal tentou fazer um favor a Tapie, tentando livrá-lo dos problemas, já que Tapie era um ministro de Assuntos Urbanos (Ministre de la Ville) no governo francês na época. Esquecendo por que o banco realmente comprou a Adidas, Tapie mais tarde processou-o, porque se sentiu lesado pela venda.

Em Fevereiro de 1993, o Crédit Lyonnais comercializou a Adidas para Robert Louis-Dreyfus, um amigo de Bernard Tapie (e primo de Julia Louis-Dreyfus do seriado de TV Seinfeld). Robert Louis-Dreyfus se tornou o novo presidente da empresa. Ele também é presidente do time de futebol Olympique de Marseille, ao qual Tapie era intimamente ligado.

O próprio Tapie foi à falência em 1994. Ele foi o objeto de diversos processos, principalmente relacionado à manipulação de resultados no clube de futebol. Ele passou 6 meses na prisão La Santé em Paris em 1997 depois de ter sido sentenciado a 18 anos.

Robert Louis-Dreyfus foi muito bem sucedido administrando a empresa até 2001

Atual Presidente



Erich Stamminger: é o atual presidente globa da Adidas. Entrou na empresa em 1983 no setor de pesquisa de marketing, foi diretor de marketing, diretor administrativo, presidente da Adidas americana e vice-presidente global antes de assumir a presidência. Stamminger é alemão e já trabalhou na America, Ásia e Europa. Resumindo, o cara sabe-tudo!

Um comentário:

  1. Olá Parceiro! Criei uma liga no Cartola F.C. só do nosso Blog! Gostaria muito que nossos parceiros participassem! É só fazer o logon no Cartola e clicar no link que se encontra em nosso Blog e pronto! Conto com você! Grande abraço!
    Leandro Marchi - leandromarchi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postagens populares