terça-feira, 8 de junho de 2010

Core 2 quad ou i5 qual tem mais vantagens?

Por:Allan Franklyn

Cada dia que se passa, o homem em parceria com a técnologia, nos traz cada vez mais produtos que facilitam nossas vidas ou dão agilidade para nossas tarefas diárias,mas as vezes a técnologia avança de tal maneira, que  não acompanhamos, e as vezes até confundimos produtos novos, com produtos lançados anteriomente.

Um  exemplo desses produtos que sempre nos confunde, são os processadores de computador, mais precisamente, eu queria abordar sobre core 2 quad e o i5,você sabe qual é a diferença entre eles?Qual tem 4 núcleos e o que tem 2 núcleos?Qual tem Hyper-Threading ?Bom é isso que vai ser desvendado nesse artigo.

Começando pelo Core 2 Quad

Os Core 2 Quad são formado por dois processadores Core 2 Duo em uma mesma unidade física,ou seja, ele possui quatro núcleos físicos e não possui a técnologia hyper Threading. O principal objetivo desta linha foi suportar melhor aplicativos que necessitam de grande capacidade de processamento (como por exemplo, carregamento de recursos gráficos e programas de imagem).

Como características, esta linha possui aperfeiçoamento no sistema de cache de memória, otimização do uso da largura de banda de dados para acesso à memória, tecnologia de virtualização, instruções “Intel Streaming SIMD Extension 4” (oferecem maior desempenho para multimídia nos quesitos de edição e codificação de vídeo com alta definição).

Vejam a imagem abaixo tirado de um post do site Baixaki, nele contém todos os modelos da linha e suas especificações.



Intel i5...

Este foi o nome adotado para a nova série de processadores da Intel, lançada a partir de 2009.O por mais estranho que esse processador não possui cinco núcleos,nem quatro e sim dois. A principal diferença entre o i5 e core 2 quad está no socket (agora 1156 e não 775), suporte para memórias DDR3 1333,além de um controlador PCI Express 2.0 integrado suportando uma pista x16 ou duas x8.

As principais características técnicas dos processadores da família Core i5 são as seguintes:
  • Microarquitetura Nehalem.
  • 64 KB de cache L1 (32 KB de dados + 32 KB de instruções) por núcleo.
  • 256 KB de cache L2 por núcleo.
  • 3 MB, 4 MB ou 8 MB de cache de memória L3 compartilhado.
  • Tecnologia de dois ou quatro núcleos.
  • Soquete 1156 nos processadores para computadores de mesa, soquete 988 nos modelos para notebooks.
  • Barramento DMI (2 GB/s).
  • Controlador de memória integrado suportando arquitetura de dois canais.
  • Suporte a memórias DDR3 até 1066 MHz (modelos para notebooks) ou até 1333 MHz (modelos para computadores de mesa).
  • Controlador PCI Express 2.0 embutido (uma pista x16 ou duas x8 em modelos sem processador de vídeo integrado).
  • Controlador gráfico embutido em alguns modelos, rodando a 500 MHz, 733 MHz ou 900 MHz.
  • Tecnologia Turbo Boost
  • Tecnologia de Virtualização
  • Tecnologia Intel EM64T
  • Tecnologia Hyper-Threading (HT) em alguns modelos
  • Instruções SSE4.2
  • Instruções AES-NIS (nos modelos de 32 nm somente)
  • Tecnologia Execute Disable
  • Tecnologia Enhanced SpeedStep
  • Processo de fabricação de 32 nm ou 45 nm

Técnologias do i5 

Hyper-Threading
O i5 está repleto de técnologias, comparado ao core 2 quad,ele traz a técnologia hyper-threading que simula  a quantidade núcleos que o processador possui, por exemplo: o i5 tem dois núcleos físicos, com a técnologia hyper threading ele passa a ter quatro núcleos com a simulação de dois núcleos,para o processador, resulta em um maior ganho de performace.

Turbo Boost

A grande inovação desta técnologia é o aumento da performance sem exageros, exatamente quando o usuário precisa de mais desempenho e sem extrapolar os limites da capacidade do processador. Para determinar essa necessidade, o Turbo Boost considera quatro parâmetros: número de núcleos ativos, consumos estimados de corrente e energia e temperatura do processador. Qualquer um destes parâmetros pode fazer com que o turbo entre em ação.

Se o processador detecta que está abaixo de sua capacidade, temperatura ou limites, o Turbo Boost aumenta a frequência do clock para melhorar o desempenho dos núcleos ativos. A frequência do processador aumentará 133 MHz em intervalos curtos e regulares, caindo na mesma medida quando ultrapassar a capacidade máxima de processamento. A melhora é ainda mais significativa para aplicativos que utilizam apenas um thread.



i5 de quatro núcleos físicos

Existem dois modelos do i5 que são diferente dos outros,são eles  i5-750s e o i5-750,ambos possuindo quatro núcleos físicos,ou seja, o poder de processamento deles comparado aos que usam o hyper-threading é bem superior,abaixo vai uma tabela com todos os processadores intel i5 para desktops.


sSpec
Modelo
Clock Interno
Turbo Boost
Núcleos
HT
Vídeo
Cache L3
Tecn.
TDP (W)
Temp. Máxima (oC)
Alimentação (V)
SLBLH
i5-750S
2,40 GHz
3,2 GHz
4
Não
Não
8 MB
45 nm
82
76,7
0,65 - 1,4
SLBLC
i5-750
2,66 GHz
3,2 GHz
4
Não
Não
8 MB
45 nm
95
72,7
0,65 - 1,4
SLBTM
i5-680
3,6 GHz
4,86 GHz
2
Sim
Sim
4 MB
32 nm
73

0,65 - 1,4
SLBLT
i5-670
3,56 GHz
3,73 GHz
2
Sim
Sim
4 MB
32 nm
73
72,6
0,65 - 1,4
SLBNE
i5-661
3,33 GHz
3,6 GHz
2
Sim
Sim
4 MB
32 nm
87
69,8
0,65 - 1,4
SLBLV
i5-660
3,33 GHz
3,6 GHz
2
Sim
Sim
4 MB
32 nm
73
72,6
0,65 - 1,4
SLBLK
i5-650
3,20 GHz
3,46 GHz
2
Sim
Sim
4 MB
32 nm
73
72,6
0,65 - 1,4

Conclusão

O mais vantajoso dos dois processadores concerteza é o i5, por conter novas técnologias que ajudam muito no uso de programas pesados e o turbo boost que dispensa comentários em qualquer fução.Caso você não necessite de tanto processamento o core 2 quad é a melhor opção rápido,versátil e bom para jogos.Vale lembrar também que a diferença de preços não é tão grande, dependendo do modelo a diferença pode chegar até R$ 150,00.

Veja também: "Core 2 duo ou i3 qual tem mais vantagens ?"

mais sobre o assunto acesse http://adf.ly/1WJaL5

48 comentários:

  1. É fato que quanto mais atual melhor será o produto. No caso dos processadores em questão, essa diferença, pelo menos em relação ao desempenho, não justificaria pagar a mais pelos processadores da linha "i". Além disso, o consumo de energia dos novos processadores não baixou em relação aos Core 2 Quad.

    Como possuo um Q9550, não trocaria por um qualquer da linha "i" nem a pau.

    Esperarei o processo de fabricação mais refinado dos processadores, que, certamente, combinará um melhor desempenho por watt.

    ResponderExcluir
  2. O interessante é que quando vamos comprar o pc todos falam de suas respectivas qualidades inimagináveis e que de uma forma geral nunca iremos usar, mas quando vem um novo ele desqualifica o que temos,no meu caso tenho um pc Core 2 Quad Q9650 com 3 HDs de 1500gb, com placa de vídeo profissional de 1Gb, com todos os slots de memória ocupados, com placa de som profissional Delta 1010LT, E VENTILAÇÃO INTERNA,e dois monitores de 32, e depois desta explicação acima sobre o i5 me senti tendo uma carroça.
    Temos que tomar muito cuidado com a forma que é feito a publicidade de um produto sem desvalorizar o que seria atual aos padrões do brasil.
    E como o amigo acima concordo com ele em trocar.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, anônimo das 21:25h, em termos de tecnologia de computadores é muito fácil e muito rápido ficar mesmo com uma 'carroça' na mão, aliás, a indústria respectiva essencialmente vive disso. O fato é que você tem um Quad e o Quad já era, apesar de todo o mais razoavelmente sofisticado. Troque logo para um i7 e aí você irá ficar felizinho de novo. :-)

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkk o cara não gostou não do que foi dito do quad dele ... aew amigo ... ja era .. esta desatualizado ... quem mando gasta tanto dinheiro com um pc ... 2 hds de 1500 .. pra que velho.. vende um e esse quad e compra metade de um I7 .. troxa......

    ResponderExcluir
  5. iiiii cara, fica tranquilo, se teve dinheiro pra comprar esse tanto de HD, com R$ 2000 você pega um Core i7 extreme 964 (sem contar com o preço da placa mãe para suportá-lo), de 3330Mhz, mas se preferir negar que seu processador não é mais o melhor do mercado...

    ResponderExcluir
  6. o que voces fazem da vida? comem chips? a industria tecnologica agradece a fogueira das vaidades hehe ...

    ResponderExcluir
  7. ah veio.... vai fica ofendido agora?ninguém ta falando que seu processador é ruim.... mas é o que acontece com toda tecnologia meu... daqui a pouco ela é ultrapassada e é claro que a propaganda vai exaltar suas qualidades e sobreposições em relação a versão mais antiga... isso aqui é capitalismo meu irmão... num gosta, vai pra china.... hahaha

    ResponderExcluir
  8. HUAAAAAAAAAAHUIAHUIAHUIHAIA os cara ta parecendo criança brigando pra fala pro amiguinho que o brinquedo dele eh melhor....

    ResponderExcluir
  9. O Anônimo das 21:25 está certíssimo e quem está contra ele é um bando de alienados. Se todo mundo gritasse talvez o que temos n fosse desvalorizado tão rapidamente assim.
    Pôxa, dá o direito pra o cara ficar chateado. Senão seremos um bando de "vaquinhas de presépio" balançando a cabecinha só concordando com tudo.

    Tô contigo e n abro amigo Anônimo das 21:25.

    ResponderExcluir
  10. po cara oque vc quer processar?
    esse quad seu ainda vai ser top por pelo menos mais uns 3 anos ñ tá no topo mais é top
    a diferença é minima em relação ao i7 e praticamente nula pro i5 sou viciado em montar maquinas e ja constatei ainda não vale a pena mudar de geração vai de quad q é lucro

    ResponderExcluir
  11. Não sou um expert em computação, mas tenho que concordar que a indústria da informática sobrevive lançando inovações (mesmo que mínimas). E dando ênfase ao novo produto que nem sempre (ou nunca) será utilizado pela maioria de usuários de computadores. Na minha opinião cada usuário "monta" o equipamento que mais lhe é conveniente segundo o "seu bolso". É como se comprar uma TV nova e ao ligá-la pela primeira vez, ver propaganda de que o televisor "X" é muito melhor ao que acabamos de adquirir.

    ResponderExcluir
  12. E mellhor procurarem uma perereca para malhar ...

    ResponderExcluir
  13. hahahahahahaha !!! briguingua de vaidades hum...mas vamos os fatos 1º Core 2 quad está desatualizado em relação a familia i5 e infelizmente informatica e igual a casamento sempre achamos que fizemos a melhor escolha até que um dia vemos que ela esta ultrapassada rs...rs... isso esta acontecendo com vcs agora não importa se ela faz tudo otimo esta ultrapassada ...igualzinho seu processador kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. O computador tem que ser montado de acordo com as necessidades de cada um, e não para fazer bonito para os outros! Enquanto o seu computador estiver atendendo suas necessidades, tanto faz se ele é top de linha ou não!

    ResponderExcluir
  15. enquanto o dinossauro tiver vivo usa ele
    daqui a 10 anos sera reliquia e o valor vai aumentar de novo :P

    ResponderExcluir
  16. Pessoal! Vejo que vcs entendem das coisa, por isso gostaria de uma grande ajuda.

    ResponderExcluir
  17. Meu amigo, você é um ****** que não entende ***** nenhuma do que escreve, na verdade o i5 não chega aos pés de quad core. Com certeza você deve estar ganhando alguma coisa pra divulgar asneiras e dar a sua opinião sem nenhum embasamento e sem levar em conta as necessidades específicas do usuário.

    ResponderExcluir
  18. Eu mesmo estou querendo um computador para acelerar meus trabalhos com edição de imagens e vídeos, tendo um desempenho satisfatório eu lá quero saber se é 2 dua 35 duo,i7 ou i32,26

    ResponderExcluir
  19. aehieauiaehuieuhaeuhiaeiuaeuieauueiauheiahuieahiuaehiuaeuiaeae

    ResponderExcluir
  20. A questão é: "técnologia" não tem acento... seja num quad core ou num i7... =P

    ResponderExcluir
  21. Pois é, estou com um dinossáuro no meu home studio, que precisei ao longo dos anos (8 anos talvez) ir acrescentando hds. Uso exclusivamente para gravação. A qualidade sonora quem manda é a placa de som (que caiu muito o preço do que eu paguei também) que é excelente até hoje e não tinham mais o que inventar desde aquela época, pois a limitação da audição é o ouvido humano, além do mais, a qualidade sonora piorou muito com o som MP3, aprendi a usar bem, programas já "velhos de guerra" que ele roda. Utilização é a palavra. Então pergunto: Vai usar a Ferrari todo dia ou vai esperar ela desvalorizar e utilizar uma vez antes de partir desta?! Ou quer pagar o preço só para imprecionar a vizinhança?! hehehehe bjão a todos!!

    ResponderExcluir
  22. Poh pra quem tem o 9550 nem vale a pena troca nem pelo i7, mais as a pra quem tem o quad no futuro precizara troca-lo (fato tecnologia é rapida no avanço) e as entradas do i5 e i7 serao compativeis entao quem possui eles nao precizara desembolssar mais com placa mae

    ResponderExcluir
  23. Pessoal a coisa é muito simples, a maquina tem de atender as necessidades, so troco de CPU se realmente não estiver mais me atendendo... gosto muito de games e games é uma coisa que mata o processador estou pensando em ter um i3 tenho um core dois duo, e estou jogando o game praticamente mais pesado do mercado no momento... meu processador, antes aguantava de boa, mais com os updates do game não esta mais aguentando, então é isso so trocar se o atual não estiver atendendo.. abração : )

    ResponderExcluir
  24. nao acredito que um i5 com 2 nucleos fisicos com tecnologia HT ganha de um 4 nucleos fisoco do core 2 quad.


    eu troco meu core 2 quad q8400 2.66GHZ 1333 fsb pelo i5 4 nucleos fisicos, mais pelo i5 2 nucleos fisicos nao troco nem a pau.

    ResponderExcluir
  25. cara eu tenho um processador via 7 com placa integrada.estou satisfeito.

    ResponderExcluir
  26. Eu to com o meu core2quad Q8400 e me serve direitinho, jogo crysis 2 no talo e faço edição de vídeo com o Premiere e nao da pau de jeito nenhum. Se um dia precisar trocar, eu troco mas enquanto aguentar continuo com o meu.

    ResponderExcluir
  27. galera, para quem não sabe.
    os fabricantes de games fazem uma especie de venda casada.
    no momento não existe aplicativo tão pesado que o mais simples dos core2 não rode. ( excerto os games)
    o que os fabricantes de processadores fazem é um acordo com os fabricantes de games para deixarem seus games mais pesados, assim vai pedir mais poder de processamento, assim quem gosta dos jogos vai sonhar em comprar um processador mais robusto.
    na verdade tudo não passa de especulação.
    capitalismo.
    prova disto foi o lançamento do windows vista.
    para que eu quero um i7? jogar paciencia? ler e-mail? paginas da web? mp3? photoshop? etc...
    abro todos estes aplicativos ao mesmo tempo, e meu core2 duo nao ultapassa os 30% dele.
    e os outros 70% serve para que?

    ResponderExcluir
  28. Gente até hj eu tava com um pentium 4 e tava mó feliz!! infelizmente hj ele morreu ;/ e já to pensando em montar uma maquina com o quad core q8400 que eu achei novo pra vender no mercado livre baratinho, o que manda na maquina não é só o processador, é a placa mãe, a mamória, o HD e as demais placas (vou por uma de video da Nvidia, não lembro qual mais é a Gforce 8000 e lá vai cacetada) e sei que vou ficar mó feliz com isso KKKK se com meu pentium 4 de 3GHz e 1,5 GB de memória sem placa de vídeo eu tava pulando de alegria imagina daqui a um mês quando meu quad core q8400, com placa de vídeo e 4 GB de memória tiver pronto como eu vou ficar?? vo joga meu play 2 no armário KKKK!!!! com meu pentium 4 eu editava video, mechia no photoshop, rodava need 4 speed (no windows xp) e ele rodava de boa o windows 7, imagina um quad?? VIVA A TECNOLOGIA ULTRAPASSADA, são coisas melhores e mais baratas pra gente compra \o/

    ResponderExcluir
  29. vou moontar com um core 2 quad, perdão, mas mesmo assim vivo feliz, mesmo tendo um notebook com um intel atom (:s)

    ResponderExcluir
  30. o que vocês acham do Pentium(r) dual-core E5200 2,50 GHz. É bom?

    ResponderExcluir
  31. O que acham do pentium 3 é bom, seus trouxas.

    ResponderExcluir
  32. Core 2 Quad e mais viável pode ser usado em algumas placas asus modelo p5 e com DDR # 1366 mhz
    ou seja mais barato por não ter tanta fama e em algumas versões ate melhor q i5
    Core 2 quad 380 i5 520
    placa p5g41t-m lx3 rs 180 suportar i5 R£350
    Placa de videio Gforce 430 R£ 320obs pode ter variação no preço
    ambas com alto desempenho uma mais barata core 2 quad

    ResponderExcluir
  33. vein sou técnico em info. já peguei já montei todo tipo de máquinas pc. essa linha "I" nada mais é que coisa pra inglês ver, tudo imbromação pra tomar dinheiro de trouxas, linha i é caro não rende o tanto que voce paga nem impurrando,intão minha opinião, fique com seu core dois quad, com seu core dois duo, não dê dinheiro todo ano para essa famigerada indústria de chip que só nos inrora abraços e fiquem felizes com seu pc que funciona bem, que aliás é o melhor pc do mundo. fui...

    ResponderExcluir
  34. Amigos, tenho um Pentium 4 Prescott 3.2 Ghz com 2 Gb de DDR 400 Corsair, HD Seagate de 320 GB, placa de vídeo XFX HD 3850 e monitor Sony CRT de 20". Estou super satisfeito com ele, faz tudo o que eu preciso no dia-a-dia, inclusive roda diversos games maneiros. Eles já tem uns dez anos e ainda não senti necessidade real de troca-lo, apenas fiz upgrade de algumas peças, aproveitando que pifaram com o uso. Ou voces fazem algo muito sofisticado com seus PC's ou estão sendo convencidos a gastar dinheiro sem necessidade pelas agencias de propaganda.

    ResponderExcluir
  35. kkkkk, também sou tecnico e digo o que tem aver em consumo watts? mano eu me pergunto, os usuarios vao ficar conectador 24 hrs por dia? tipo to com um core 2 quad aqui mano faço tudo com ele por que eu iria compra outro que faz a mesma coisa?
    sobre jogos ja vi processador sempron 140 rodando os ultimos jogos o.o os trouxas cai na burrice pensando que processador tem q ser da atualidade para rodar jogos, mas uma coisa eu te falo eu ainda n tive a experiencia de pegar no i7 com "famoso"chip grafico da intel para rodar games mas pra mim eu vo de quad mesmo quad tem 4 fisico + 4 logicos com 8mb cach e com IIntel® HD Boost³,/ de cash eo i5
    4 fisico e logicos? 8 mb etc vo posta uma comparação para voces verem.

    ResponderExcluir
  36. SO eu de novo 20:24 olha so como processador evoluiu o blog ta desatualizado kkkkk os i5 tem threads
    I5 Link -> http://ark.intel.com/pt-br/products/65521/Intel-Core-i5-3570T-Processor-(6M-Cache-up-to-3_30-GHz)
    "i4" Core2QUAD -> linK http://ark.intel.com/products/35428/Intel-Core2-Quad-Processor-Q9650-(12M-Cache-3_00-GHz-1333-MHz-FSB)

    ResponderExcluir
  37. AFF VOCÊS FALAM EM PROCESSADOR COMO SE ELE FOSSE A UNICA PARTE DO PC.COLOCA UM I7 OU UM SIX CORE E NÃO COMPRA UMA PLACA DE VÍDEO PRA VER SE OS JOGOS RODÃO.
    NÃO VEJO DIFERENÇA GRITANTE DO I5 PARA O CORE 2 QUAD.A DIFERENÇA QUE RELEVA BEM O DESEPENHO DO I5 É A PLACA MÃE O CHIPS DELA CONSEGUE UM TRAFEGO DE DADOS MAIOR.

    TENHO UM CORE 2 QUAD Q9400 2.66
    2TB DE HD SATA 2 7200 DE RPM
    3GB DE RAM
    1GB DE VIDEO HD4670

    O PROBLEMA DESSA MÁQUINA TÁ SÓ NA MEMÓRIA E NA PLACA DE VIDEO
    VO SOLUCIONAR ANO QUE VEM COMPRANDO UMA GTX670 E UM PENTE DE MEMÓRIA RAM DE 2GB

    KKK RODA TRANQUILO BATHERFIELD 3 EM ULTRA

    LÓGICO QUE SE VC FOR COMPRAR UM PC HJ EM DIA PEGE NO MÍNIMO UM I5 NAO POR ELE MAIS PELO CONJUNTO.DAQUI UM ANO OU 2 VO PEGAR UM I7.

    ResponderExcluir
  38. tenho um core2quad Q8300, uma placa mãe asus com banda de largura 21333 mb/s dando pau em muito i3 e i5 e com dois pentes de 2gb ddr3 1333, não troco meu processador por esses atuais.

    ResponderExcluir
  39. Acho que nao vale a pena tar a gastar praticamente o dobro do dinheiro para ter um i7 em relação ao quad core. além de que se for portatil, possui o dobro do peso deixando assim de ser tão portatil. talvez quando esta gama for mais aprefeicoada na relacao preco qualidade eu venha a comprar

    ResponderExcluir
  40. Core 2 Quad Q9650 sem dúvidas é muito melhor do que qualquer Core I5, porém ele é bem mais caro. enquanto um Core I5 custa cerca de R$500,00 o Core 2 Quad Q9650 Custa R$900,00.

    ResponderExcluir
  41. hoje em custo desempenho compensa o i5 pois o i5 de terceira geração e 4 nucleos alem das placas 775 ja serem ultrapassadas

    ResponderExcluir
  42. Gente, vamos ser honestos.
    Os i3, i5 e i7 são uma evolução dos core2. Mesmo que seja pouca, eles são mais evoluidos sim. Tem mais cache em L3, a arquitetura é de 10nm a menos (melhor contato), ele utiliza melhor a energia para converter em desempenho, utiliza tecnologia nova, aproveitando melhor o hardware...

    É sim uma escolha melhor o i5 pois se for montar um PC, ele aguentará mais o teste do tempo comparado a uma CPU que já saiu de linha.
    Mais, é necessidade. Se a mais barata de todas ou a que vcs ainda tem atende perfeitamente, não atualizem. Pois sempre é lançada uma melhor em pouco tempo, então ninguém passa muito tempo com CPU de ponta toda a hora.

    Escolham bem uma que dura uns 3 a 4 anos no minimo para o seu uso.

    ResponderExcluir
  43. Pura tolice, nada é novo ou velho , apenas nós é que ficamos decadentes .

    ResponderExcluir
  44. tenho um quad e te digo não troco por nenhum i7,se você usar um quad e um i7 vai descobrir queé só markwetin,eleas precisam vener e lucrar.

    ResponderExcluir

Postagens populares