sábado, 8 de maio de 2010

O que acontece se o Windows for instalado e ativado com a mesma licença em mais de um PC?

O combate à pirataria atingiu níveis críticos na última década, devido à facilidade com que programas piratas podem ser distribuídos e disseminados. A Microsoft, que domina o mercado de sistemas operacionais, é uma das empresas mais preocupadas em proteger seus softwares contra cópias ilegais.

Quando o Windows XP foi lançado, havia incorporada nele uma ferramenta chamada WGA — “Windows Genuine Advantage” ou “Vantagens do Windows Original”. Essa tecnologia nunca evitou que a pirataria continuasse a distribuir ilegalmente milhões de cópias do Windows, mas deu fortes dores de cabeça no usuário que as comprou ou fez download em sites de pirataria e redes P2P.

Windows Original
WGA e WAT

O WGA é um modo agressivo de evitar que o Windows XP funcione se perceber que é uma cópia não original. Ele bloqueia diversas funções do sistema, impedindo que ele seja atualizado e que sua segurança e estabilidade sejam reforçadas com as atualizações automáticas periódicas. No Windows Vista e no Windows 7, a tecnologia continuou presente, mudando o nome no Windows 7 para WAT — “Windows Activation Technologies” ou “Tecnologias de Ativação do Windows”.

À partir da versão XP, todo Windows deve ser ativado quando sua instalação for terminada — no caso do Windows 7, a ativação é feita antes mesmo da instalação ser finalizada. Se o sistema não for ativado dentro do prazo de 30 dias, algumas funções serão desativadas e mensagens de informação serão exibidas periodicamente, solicitando que o SO seja ativado para funcionar de forma completa.

Ocasiões de ativação

Quando você compra um computador, geralmente ele já vem com o sistema operacional instalado e ativado, o que dispensa qualquer ação por parte do usuário, a menos que se resolva formatar a máquina — veja no próximo parágrafo a explicação de como fazer para ativar o Windows nesse caso. Em certas ocasiões, o usuário pode querer ou necessitar comprar uma cópia do sistema e a ativação é necessária para que tudo funcione normalmente.

Tela de ativação
Em determinado momento da instalação, será solicitado ao usuário que seja digitada a chave do produto. Se os caracteres forem inseridos corretamente, o processo continuará até ser finalizado. O momento em que a ativação será solicitada dependerá da versão do Windows que estiver sendo instalada, mas as opções serão as mesmas. A opção de ativação mais comum é via internet, devido à sua rapidez e facilidade e ao fato de poucos computadores não possuírem internet nos dias de hoje.

Se a ativação não for feita, o sistema iniciará uma contagem regressiva de 30 dias, depois dos quais serão desativadas funções vitais, como as atualizações automáticas e a autenticação necessária para download de ferramentas adicionais, como o Microsoft Security Essentials.

Um código em mais de uma máquina: pode?

Respondendo de forma rápida a pergunta do título do artigo, podemos dizer que é possível INSTALAR o Windows em mais de um computador, utilizando o mesmo número de série (também chamado de “cdkey”, “código do produto”, “chave do produto” ou ainda “product key). Porém, NÃO é possível ATIVAR duas vezes a mesma chave do produto. Isso infringe os termos do acordo de licenciamento (EULA) e é caracterizado como pirataria.

Por que não?

Quando você ativa uma cópia do Windows, são coletadas algumas informações sobre o seu hardware. A combinação dessas informações é como uma impressão digital do seu PC. Ou seja, se você ativar seu Windows em um computador e depois tentar fazê-lo em outro, não será possível ativar o sistema uma segunda vez, e a máquina que recebeu a segunda instalação começará a contagem dos 30 dias, a menos que você compre um novo Windows, ou mesmo somente uma nova chave do produto.

Problemas na ativação

Selo de autenticidade
Você pode ter problemas com a ativação em diversos casos, por mais que possua um DVD ou CD original do sistema. Em todas as situações relatadas, a única forma de reativar seu Windows é ligando para a Microsoft. Veja abaixo algumas situações possíveis:

— Formatação do PC: às vezes, depois de formatar o computador, pode ser que a ativação via internet falhe. Se isso ocorrer, ligue para o telefone de atendimento da Microsoft e solicite a ativação por telefone. O atendimento solicitará uma justificativa desta nova ativação. Informe como motivo o fato de você ter formatado a máquina e estar reinstalando o sistema.

— Alterações de hardware: se você adicionar mais memória ao PC, ou trocar o disco rígido, é possível que seu Windows precise ser ativado novamente, já que sua “impressão digital” mudou. No contado com o atendimento da Microsoft, informe que foram feitas alterações no hardware e por isso é necessária uma nova ativação.
— Desinstalar de um PC e instalar em outro: se você comprar um computador novo, mas sem Windows, é possível instalar o sistema na nova máquina, desde que você o desinstale da máquina antiga. Mesmo assim, como a “impressão digital” contida no banco de dados da Microsoft é da máquina antiga, será necessária uma nova ativação, também através do atendimento da Microsoft.

— Infecção por vírus: alguns vírus atacam o arquivo onde as informações de ativação são armazenadas. Se o problema for constatado, faça a limpeza do vírus (seja através de um antivírus ou mesmo a formatação do computador) e ligue para a Microsoft.

*O telefone da Microsoft no Brasil, para ativação do sistema, pode ser encontrado na caixa do produto ou nas mensagens que informam que a ativação deve ser feita, exibidas pelo próprio Windows.

8 comentários:

  1. Muito bom amigo parabens.

    ResponderExcluir
  2. É por isso que uso LINUX

    ResponderExcluir
  3. Nada no mundo é perfeito, tudo tem uma falha.E é isso que os Trackers exploram, as falhas de um sistema!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tive esse problema com ativação, tenho uma cópia do XP que já instalei em 4 desktop e 1 notebook e nunca tive problema, sempre ativei pela internet. Isso vai depender do tipo de chave que você comprou, ja imaginou uma empresa ter que comprar uma chave para cada PC? Agora com o Windows 7 eu ainda não sei, instalei apenas na minha máquina pessoal.

    ResponderExcluir
  5. LINUX DE CU É ROLA , WINDOWS 4 LIFE.

    ResponderExcluir
  6. É por isso que uso LINUX também

    E por mais que a Micro$oft queira fazer todo esse lance de antipirataria não consegue.
    Já tem vários programas que burlam essa merda de SO.

    E outra, se ele custasse R$ 100,00 como custa nos EUA não haveriam tantas cópias piratas. Mas aqui custa R$ 1.000,00, o preço de um netbook.
    O que voce compraria, um netbook ou uma licença do Ruindows?

    ResponderExcluir
  7. Um código em mais de uma máquina: pode?
    Comprei uma licença do WXP para um computador e este mesmo cd de instalação não aceita outra chave a não ser a que veio com ele, mas já instalei pra mais de 20 computadores, atualiza normalmente, passam pelos testes de autenticidade sem nenhum problema.
    Então, pode sim se instalar a mesma licença em vários computadores!

    ResponderExcluir

Postagens populares